Subir diariamente escadas reduz o risco de doença coronária
Um estudo publicado na revista Atherosclerosis mostrou que subir mais de cinco lances de escada por dia pode reduzir o risco de desenvolver doenças cardiovasculares em 20%.
O estudo prospectivo incluiu mais de 450.000 adultos do Biobanco do Reino Unido. Os participantes foram questionados sobre seus hábitos em subir escadas, bem como sobre estilo de vida e factores sociodemográficos no início e após cinco anos. Além disso, foram recolhidos dados sobre doença cardiovascular aterosclerótica, incluindo o desenvolvimento de doença arterial coronariana, acidente vascular cerebral isquémico ou complicações agudas. O tempo médio de seguimento foi de 12,5 anos. O objectivo do estudo foi determinar a associação entre a subida de escadas e o aparecimento de doença cardiovascular aterosclerótica.
Os resultados do estudo mostraram que subir mais de cinco lances de escada por dia (aproximadamente 50 degraus) estava associado a um risco aproximadamente 20% menor de desenvolver doenças cardiovasculares. Os efeitos da subida de escadas foram particularmente pronunciados em pessoas menos susceptíveis a desenvolver doenças cardiovasculares com base na história familiar, aspectos genéticos e outros factores de risco.
Os autores do estudo observaram que subir escadas contribui para a melhoria da forma física e do perfil lipídico com um investimento de tempo relativamente pequeno. Subir escadas com alta intensidade pode ser uma boa opção para pessoas que queiram cumprir as metas diárias de actividade física, uma vez que é rápido e relativamente acessível. As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em todo o mundo, e muitos casos de doenças cardiovasculares poderiam ser evitados com mudanças ligeiras nos níveis de atividade física. A aptidão física é um dos pilares da saúde cardíaca e este estudo mostra a eficácia de um exercício tão simples da rotina diária, na redução do risco de desenvolver doenças cardiovasculares.