TELEFONE 223 752 698
LacGaia


Laboratório de Análises Clínicas


O Laboratório foi criado em 1981 na Rua Álvares Cabral 125 2º FD em Vila Nova de Gaia.

Em 1989 foi adquirido pela Dra. Albina Filomena Marques que procurou desde logo reorganizar e dinamizar a estrutura existente.

Este objectivo foi progressivamente alcançado, culminando em 2005 com a mudança para as novas instalações, cumprindo todos os requisitos técnicos e de qualidade, com a renovação do Equipamento e Sistemas Informáticos baseados na mais recente tecnologia e com o alargamento do âmbito geográfico de actuação.

Neste processo de modernização, foram implementadas metodologias administrativas e técnicas no sentido de detectar e prevenir ocorrências que possam condicionar a Qualidade (alarmes de controlo de qualidade, alarmes para valores críticos, alarmes do estado da amostra, gestão de repetições, inteligência artificial, integração analítica segundo delta-checks optimizados por técnica e por analito, ...).

O Laboratório está licenciado e duplamente certificado (Norma ISO 9001 e Normas para o Laboratório Clínico).

Tem preocupações de ordem organizativa e formativa e está envolvido em projectos de responsabilidade social (lares e centros sociais).

Actualmente, os relatórios são emitidos em formato tradicional (papel) mas também digital (mais de 20% dos boletins emitidos) com os últimos resultados das mesmas análises que já tenham sido realizados no laboratório.

Desde 2011, através de um portal na Internet (modalidade de transferência de resultados de exames clínicos autorizada pela Comissão Nacional de Protecção de Dados), os boletins analíticos, podem ser consultados pelos utentes e pelos médicos prescritores.

Esta funcionalidade segura e gratuita também vai no sentido de uma atitude responsável na preservação do meio-ambiente, que o LAC-GAIA tem vindo a promover.

Foram também implementadas metodologias administrativas e técnicas no sentido de detectar e prevenir qualquer erro que possa condicionar a Qualidade (alarmes de controlo de qualidade, alarmes para valores críticos, alarmes do estado da amostra, gestão de repetições, inteligência artificial, integração analítica segundo delta-checks optimizados por técnica e por analito, ...).

O LAC-GAIA, contrariando uma dinâmica de concentração do mercado em grandes empresas nacionais e multinacionais, viu na sua autonomia a única forma de garantir a manutenção dos padrões de qualidade pelos quais pauta a sua actividade. Por acreditar que a falta de concorrência, consequência directa de uma situação de monopólio do mercado nacional, levaria à prestação de serviços menos alinhados com as necessidades dos utentes, este laboratório procurou seguir uma tendência inversa: aproximar-se do cliente, seja ele particular ou empresarial.

Neste contexto, a linha estratégica seguida pelo LAC-GAIA fundamenta-se na preservação de toda a cadeia de valor no âmbito da sua operação, centrada em Vila Nova de Gaia, e dispondo de um vasto conjunto de Unidades de Colheitas dispersas pelo distrito do Porto.

 




Laboratório de Análises Clínicas
Dra. Albina Filomena Marques
2017 © LACGAIA.PT by i9dotcom