TELEFONE 223 752 698
LacGaia


FAQ - Perguntas frequentes


É necessário agendar previamente as colheitas para análises clínicas?

Não. A maioria das análises pode ser realizada em qualquer uma das nossas Unidades de Colheitas, sem que haja qualquer agendamento. Contudo, algumas análises específicas, como o espermograma necessitam de agendamento prévio. Em caso de dúvida, convém ligar para o LAC-GAIA.



Água “corta” o jejum?

Não. Mas é conveniente bebê-la com moderação.



As dietas fornecidas pelo Laboratório devem ser seguidas rigorosamente ou podem ser alteradas?

As dietas devem ser escrupulosamente seguidas – a não ser que seu médico faça alguma ressalva e, de preferência, a deixe por escrito no próprio pedido de análises. De qualquer forma, o Laboratório deverá ser avisado com antecedência.



Como proceder quando o médico solicitar análises que precisam de jejum e outras que não precisam?

Deve-se fazer o jejum de acordo com o análise que exija maior tempo sem ingerir alimentos.



Há diferentes instruções de colheita conforme a idade do paciente?

Sim. Por exemplo: A colheita de urina em crianças que ainda não têm controle sobre a bexiga é feita com saco coletor enquanto o procedimento para as crianças que já apresentam tal controle é o mesmo que para adultos. Alguns análises precisam de jejum, dispensado para crianças com idade inferior a 1 (um) ano – recomendando-se apenas que a colheita seja realizada o mais perto possível da próxima refeição.



É permitido fumar antes de colher sangue para análises?

O Laboratório recomenda que NÃO se fume antes de realizar a colheita, já que o fumo pode interferir na determinação de alguns parâmetros.



Em caso de Cultura Positiva, basta escolher um dos antibióticos do Antibiograma e auto-medicar-me?

Não. O tratamento deve ser sempre orientado pelo médico. A melhoria de um determinado estado infeccioso não depende exclusivamente da identificação do agente patogénico e a consequente escolha do antibiótico. A melhoria efectiva ocorre mediante análise de vários outros fatores, como o histórico do paciente, a sua idade, a pré-existência de outras doenças, a intensidade, o local e o tipo da infecção, a possibilidade do microorganismo criar resistência ao antibiótico, etc.



As análises de sangue só podem ser realizadas de manhã?

Para algumas análises, a colheita pode ser efectuada a qualquer hora do dia.
Outras apresentam um ritmo circadiano (valores diferentes de manhã e à tarde) que deve ser respeitado ou requerem jejum.



Há interferências na análise de urina se a mulher estiver menstruada?

Sim. A presença de sangue na urina pode levar à uma interpretação equívoca de alguns resultados. Recomendamos que, se possível, a urina não seja colhida durante a menstruação.



O período do ciclo menstrual interfere no resultado das análises?

Sim. Há interferência em alguns resultados já que as diversas hormonas e outras substâncias presentes no sangue apresentam variações durante o ciclo menstrual.



O que é o antibiograma?

É um teste que verifica a sensibilidade das bactérias aos antibióticos mais comumente utilizados. O antibiograma só pode ser realizado quando a cultura tiver resultado positivo (sendo executado de acordo com recomendações da Organização Mundial de Saúde).



Outra pessoa pode levantar os meus resultados, mesmo não estando na posse do Talão de Entrega?

Não. Apenas poderá fazê-lo se estiver comprovadamente autorizada pelo titular das análises.



Para realizar a análise de Urina tipo II é necessário recolher a “primeira urina da manhã”?

Somente se o médico solicitar. Caso contrário, a urina pode ser colhida a qualquer hora do dia. Esta deverá ser colhida em frasco apropriado, fornecido gratuitamente pelo Laboratório ou adquirido em farmácias.



Pode-se efectuar análises de sangue estando com gripe, constipação ou febre?

Não. Isso porque em algumas circunstâncias, a doença responsável pela febre pode interferir nas análises destinadas a avaliar aspectos metabólicos e imunológicos do paciente. Para evitar qualquer transtorno ou uma eventual nova colheita, convém nesses casos consultar o próprio médico ou o laboratório.



Pode-se fazer análises no período de amamentação?

Sim, não existe qualquer ressalva.



Pode-se ingerir café puro durante o jejum?

Não. A ingestão de café (seja puro, com açúcar ou adoçante) pode alterar alguns resultados.



Pode-se realizar actividades físicas antes de efectuar os análises?

Não é recomendado, pois a prática de uma actividade física pode alterar alguns resultados. As análises laboratoriais são padronizados para a realização em condições ideais pré-definidas, denominadas “condições basais”. Como consequência, algumas análises efectuadas após um esforço físico, terão eventualmentevalores alterados.



Pode-se utilizar laxantes antes de efectuar análises de fezes?

O seu uso não é recomendado. Convém consultar seu médico ou o laboratório antes de efetuar a colheita.



Porque é que às vezes o local da punção fica ”pisado”?

Com o extravasamento do sangue para fora da veia – que ocorre por motivos diversos – o local da punção pode ficar negro. Forma uma hematoma com mais facilidade o paciente que tiver veias muito finas ou delicadas, veias com pressão interna elevada, o paciente que estiver a utilizar algum medicamento que altere a coagulação do sangue (como a aspirina), o paciente que faz esforço logo após a colheita, utilizando o braço que foi puncionado ou ainda se for realizada compressão insuficiente ou inadequada no local da punção. O hematoma desaparece em pouco tempo, com a reabsorção do sangue extravasado, não deixando qualquer marca ou sequela.



Porque devemos “rejeitar o primeiro jacto” quando fazemos a colheita de urina?

Porque esse primeiro jacto traz consigo algumas células e secreções presentes no canal da uretra. Deve-se então rejeitar o primeiro jacto e colher somente o jacto médio. Ou seja, depois do primeiro fluxo de urina realizar uma espécie de “limpeza” do canal; o paciente poderá colher o jacto médio, que contém uma urina mais representativa do conteúdo da bexiga.



Que Postos de Colheita de Produtos Biológicos dispõem de acesso para pessoas com mobilidade reduzida?

No menu “unidades de colheitas”, seleccione a unidade onde pretende reazliar a colheita e verifique p.f. se tem o símbolo internacional de acessibilidade.



Quando o resultado de uma Cultura é negativo, significa que não existe infecção?

Não. Existem diferentes motivos para uma cultura apresentar resultado negativo e mesmo assim a pessoa pode apresentar uma infecção. Alguns dos principais motivos para o resultado falso-negativo são o uso de antibióticos e problemas relacionados com a obtenção da amostra (ex.: saliva ao invés de escarro, urina com secreção, etc.).



Quando o resultado de uma Cultura é positivo, significa que estou doente?

Não necessariamente. O diagnóstico de uma infecção deve ser feito apenas pelo médico, pois um mesmo microorganismo pode ser patogénico ou um simples contaminante, dependendo do local de onde foi isolado.



Os medicamentos interferem com as análises laboratoriais?

Alguns sim. Os antibióticos e os anti-inflamatórios, por exemplo, interferem nos testes de coagulação do sangue. Quaisquer que sejam os fármacos que esteja a tomar, avise o técnico antes da colheita.



Se o intestino não funcionar diariamente, como proceder para colher as três ou seis amostras de fezes?

Embora seja preferível que as amostras sejam colhidas em dias consecutivos, elas podem ser colhidas de acordo com o seu ritmo intestinal.



Como é o procedimento para a colheita de fezes?

São necessárias fezes frescas colhidas no recipiente adequado fornecido pelo LAC. No caso de fezes sólidas ou pastosas, a quantidade deverá corresponder a 5 medidas da colher plástica fornecida com o frasco de colheita.



A mulher pode efectuar análises de fezes estando menstruada?

Depende da análise a realizar:
SIM – No caso de exames parasitológicos;
NÃO – No caso de Pesquisa de Sangue oculto





Laboratório de Análises Clínicas
Dra. Albina Filomena Marques
2017 © LACGAIA.PT by i9dotcom